O Museu Regional de São João del-Rei inaugura, no próximo dia 20 de setembro, a exposição “Amor Cândido Bordado e a Revolução das Linhas e das Agulhas”, a partir das 19h.
Organizada e produzida pela Comunidade de Artesãs de São João del-Rei e pelo Grupo Cosnec – Consciência Negra de Coronel Xavier Chaves, representados pela figurinista e costureira Regilan Deusamar, a mostra tem o objetivo de promover a produção de bordadeiras e costureiras que fazem apropriação de técnicas artesanais diversas. Junto a isso, o destaque para a história de João Cândido Felisberto, o revolucionário Almirante Negro, que uniu a bravura à delicadeza do bordado feito à mão.
“Amor Cândido Bordado e a Revolução das Linhas e das Agulhas” pretende chamar atenção para a valorização da vida humana e compartilhar com o público os sentimentos revelados pelos bordados, como uma atividade econômica e cultural de resistência.
João Cândido foi o líder do grupo de centenas de marinheiros que dominaram navios de guerra, em protesto contra os castigos físicos, no que ficou conhecido como a Revolta da Chibata, no Rio de Janeiro. Além disso, o Almirante Negro também deixou um legado para a arte de bordar, transformando momentos de sofrimento em atividade criativa de desenhar com linha e agulha.
A exposição fica disponível para visitação do dia 21 de setembro ao dia 08 de dezembro. A visitação é gratuita.
Exposição: “Amor Cândido Bordado e a Revolução das Linhas e das Agulhas”
Inauguração: 20/09 às 19h
Período de visitação: 21/09 a 08/12
Horário de funcionamento:
Terça à sexta-feira – 10h às 17h
Sábados – 13h às 17h
Domingo – 09h às 13h