Gente das Vertentes

Sebastião de Oliveira Cintra

publicado: 10/01/2019 10h33, última modificação: 25/09/2019 10h37

Sebastião de Oliveira Cintra nasceu em São João del-Rei no dia 15 de outubro de 1918. Ele foi um dos intelectuais mais influentes da cidade, contribuindo para vários campos sociais como saúde, educação e imprensa. Dentre as inúmeras ocupações, Sebastião foi fiscal de contribuições previdenciárias, professor e jornalista. Além disso, bacharelou-se em Letras pelo Colégio Santo Antônio, de São João del-Rei.

Cintra casou-se com Léa de Oliveira e teve seis filhos. Já no Rio de Janeiro, cursou o chamado “pré-médico” na Faculdade Nacional de Medicina. Também fez parte do corpo docente do Colégio Pedro II (federal), onde integrou várias bancas examinadoras. Associou-se ao Colégio Brasileiro de Genealogia em 1988, eleito sócio adjunto em 1992.

Como típico homem das Letras da época, escrevia em jornais desde jovem. Cintra tornou-se presidente da Associação de Imprensa de São João del-Rei e, posteriormente, seu presidente de honra. Publicou grande número de artigos e outros textos, em sua maioria referindo-se a temas históricos e genealógicos (um dos tópicos de maior importância em sua carreira). Sebastião Cintra também colaborou com publicações de inúmeras revistas acadêmicas.

O genealogista ainda participou de instituições como o Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, em São Paulo, e a Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia. Para agregar na formação intelectual de estudiosos, Cintra sempre deixou seus arquivos particulares à disposição para pesquisas.

O são-joanense também fez parte da antologia “Escritores do Brasil” e publicou títulos como “Inconfidência Mineira” e “Efemérides de São João del-Rei”. Sebastião de Oliveira Cintra faleceu no dia 19 de agosto de 2003. Seu corpo foi velado na sede da tradicional e centenária Banda de Música Theodoro de Faria e sepultado no cemitério da Igreja de São Francisco.

Por João Victor Militani