O Museu Regional de São João del-Rei, em parceria com o Consulado da República Tcheca, recebeu duas das atrações do II Festival Barroco de Tiradentes, nos dias 15 e 21 de julho. Os espetáculos, que contaram com presenças ilustres de artistas nacionais e internacionais, atraíram um público total de mais de uma centena de pessoas.
Ao longo da segunda semana de julho, entre os dias 11 e 14, o Museu recebeu a oficina de órgão de tubos organizada pelo organista Robson Bessa e a professora assistente Inês Rodrigues. Com a finalidade de apresentar o instrumento a novos organistas para aprendizado e ensaio, as aulas foram realizadas no órgão que pertence ao acervo da instituição, totalmente restaurado há cerca de 12 anos.
Com 8 alunos presentes, as atividades tiveram como finalidade a realização de um recital de órgão e cravo aberto ao público, realizado dia 15. Na noite da apresentação, 47 pessoas compareceram ao Museu para apreciar o trabalho de 4 estudantes do instrumento: Alisson Nascimento Rodrigues, Ana Maria Salles, Leonardo Ribeiro e Pedro Zanatta Miranda Horn.
Já na quinta-feira da semana seguinte, dia 21, o Museu recebeu o tenor Martin Vydra, da República Tcheca, que cantou acompanhado do organista Robsson Bessa. Vydra está em turnê pelo Brasil, com concertos patrocinados pelo governo da República Tcheca em homenagem ao Santo São João Nepomuceno e ao Presidente Juscelino Kubtscheck (ambos de origem tcheca). O evento atraiu 84 pessoas para o Museu, lotando o salão do concerto.