A Estação Chagas Dória é um importante monumento de valor documental-histórico, tanto que é tombado em nível federal pelo IPHAN. Confira abaixo 5 informações que talvez você não saiba:
Iniciada em 1908
A linha primitiva entre São João del-Rei e Tiradentes passava pela rua Amaral Gurgel, que ainda mantém o traçado da ferrovia. O historiador Sebastião Cintra, em “Efemérides de São João Del Rei” relatou esse acontecimento: “24 de maio de 1908 – Inauguração festiva da Estação Ferroviária de Matosinhos, com a presença do Dr. Francisco Manoel de Chagas Dória, Diretor da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), do Major Antônio Gonçalves Coelho, vice-presidente da Câmara Municipal, Monsenhor Gustavo Coelho, jornalistas, autoridades e as bandas de música do 28º Batalhão de Caçadores e da Oeste de Minas. Na igreja de Matosinhos oficiou-se solene Te Deum.”
Ramal até as Águas Santas
Ainda em 1908, a Câmara Municipal de São João del-Rei solicitou a construção de um ramal que partisse de Matosinhos até ao balneário de Águas Santas. O pedido foi atendido, nomeando como Chagas Dória a parada em Matosinhos. A inauguração foi em 21 de março de 1910 e o local tinha cerca de 200m. Ali, os trens da EFOM (Estrada de Ferro Oeste de Minas) paravam para a subida rápida de passageiros e uma breve movimentação de cargas. Em 1911, a estação passou a estar na linha de centro e o trecho primitivo entre São João del-Rei e Sítio (Antônio Carlos) foi retificado.
“Parada do Matosinhos”
Algumas pessoas afirmam que o local não tinha cobertura para movimentação de passageiros e cargas na época. O ponto era mais conhecido como a “Parada do Matosinhos”. Pesquisas indicam que a cobertura surgiu posteriormente, foi feita em chapa de ferro curvo e arremates floreados, importados da Europa no início do século XX. Uma outra edificação com o mesmo nome da parada original estava em construção na linha nova rumo às Áuas Santas. O grande fluxo de passageiros e cargas tornou necessário tal melhoria, que foi inaugurada em 15 de abril de 1911. Atualmente, a construção ainda mantém o registro do ano 1911 em uma de suas paredes. .
Edificação em frente
Segundo o historiador Bruno Nascimento Campos (2007) a primitiva Estação Chagas Dória na verdade ficava localizada de frente para o local atual, afirmando que um pedaço da plataforma ainda existem, mesmo após a demolição. Segundo o jornal O Repórter, de 1907: “…Collocada a estação, como lembramos, em terreno da quinta do sr. Miguel Archanjo, em frente á esquina do Palacete occupado pelo Sanatório Militar. Não cogitamos atravessar o largo e nem ir atropellando o povo até a porta da egreja, que apontamos para determinar o centro da povoação. Da estação volveria o trem atrás, ao ponto de partida da linha principal.” Esta estação foi ponta do Ramal de Matosinhos até 1910 quando foi inaugurado o ramal das Águas Santas.
Sala do Artesão
Em junho de 2018, foi inaugurada a “Sala Mineira do Artesão”. O programa, lançado em dezembro de 2017, tinha como objetivo coordenar ações de incentivo à formalização e a organização da cadeia produtiva formada por artesãos e associações. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). Na ocasião, estiveram presentes representantes políticos, inclusive a primeira dama do Estado de Minas Gerais, a Sra. Carolina Pimentel, além da Banda Municipal Santa Cecília. A proposta da Sala do Artesão é tornar a Estação Chagas Dória um ponto para profissionais obterem a Carteira Nacional do Artesão, documento físico que formaliza a atividade artesanal que antes era emitido em Belo Horizonte. A proposta também mencionava o empenho em tornar o local ponto de venda de artesanato na cidade. É a segunda Sala de Minas Gerais, a primeira fica em Ouro Preto.
Fontes:
https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgeog/Ricardo_Couto.pdf
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rmv_efom/chagas.htm
http://www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/161811230710_Estacao_de_Chagas_Doria.pdf