Evento online ocorreu durante a 14ª Primavera de Museus e debateu a identidade da instituição
Como parte da 14ª Primeira de Museus do Ibram, o Museu Regional de São João del-Rei realizou o “I Simpósio Virtual: reflexões acerca da identidade e identificação do museu.” Transmitido ao vivo pelo Youtube, entre 21 e 25 de setembro de 2020, o evento contou com convidados de destaque na temática do patrimônio cultural e da museologia, envolvendo ainda pesquisadores de diferentes áreas do saber.
O livro de registros virtual contabilizou 490 assinaturas durante a semana. Já o sistema de contagem do Youtube mantém registrado, somando todas as dez transmissões, 623 usuários, que realizaram 2.316 visualizações. No mesmo período, o canal recebeu 111 novos inscritos.
A audiência das transmissões manteve uma média de 39 expectadores simultâneos, atingindo picos de 65. O simpósio atraiu um público variado, a maioria feminino (76%), entre 24 e 34 anos (44%), oriundo de 13 estados do país, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Durante os cinco dias de apresentações, o site institucional recebeu a visita de 341 usuários, que realizaram 954 visualizações de páginas. Desde o início das divulgações e abertura das inscrições (24 de julho), o portal do museu acumulou mais de 3.600 visitantes e quase 11 mil visualizações – um crescimento de 60% em relação à visitação do primeiro semestre deste ano.
Ao todo, o colóquio contou com 15 convidados e seis mesas temáticas. Além destes, o evento também abriu espaço para as inscrições de pesquisadores. Dentre os trabalhos enviados para apreciação, 20 foram selecionados para as apresentações de comunicações orais. Todas as transmissões encontram-se gravadas e podem ser assistidas na videoteca do evento, através do link: https://bit.ly/36nf2d7.
Planejado desde o início do ano, o simpósio estava previsto para ocorrer presencialmente, na sede do Museu Regional de São João del-Rei. Devido ao isolamento social decorrido da pandemia de covid-19, o evento foi adaptado e transferido para as plataformas digitais e ocorreu totalmente online.