5ª Semana do Patrimônio traz programação variada ao Museu Regional

Evento apresenta atividades relacionadas à conservação do patrimônio

publicado: 27/02/2024 09h28, última modificação: 11/03/2024 14h36

Em 2024, o Museu Regional de São João del-Rei organiza a 5ª edição da Semana do Patrimônio, entre os dias 04 e 08 de março. A data faz referência ao dia da inscrição do conjunto arquitetônico e urbanístico de São João del-Rei no livro de tombos do Iphan, em 04 de março de 1938.

Com objetivo de trabalhar os diferentes aspectos do acervo, a temática escolhida para este ano foi “A arte da conservação: cuidando da nossa história”. A programação traz eventos relacionados a preservação do patrimônio, cuidados e técnicas para conservação. Para isso, o Museu realiza uma parceria com a professora Christianni Cardoso Morais, do Departamento de Ciências da Educação (DECED) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para a realização de oficinas e palestras.

No dia 05, terça-feira, ocorre a palestra “Paisagem e conservação do patrimônio”, às 19h, no Museu Regional. A apresentação que aborda temas relacionados a paisagem, restauração, conservação e patrimônio será ministrada pela professora doutora Luzia Abreu. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas e graduação em Pintura, Escultura ou Gravura (UFPel). Possui especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos (UFBA), Mestrado pela UFBA e Doutorado pela USP. Atualmente é docente no DAUAP-UFSJ. A atividade é aberta ao público em geral.

Na quarta-feira, dia 06, é a vez da oficina “Conservação do patrimônio e formação de professores”, com duas turmas, uma às 09h e outra às 13h30, no Museu Regional. O curso realizado pelas professoras Christianni Morais e Kelly Julio (DECED-UFSJ) irá abordar questões relacionadas a preservação, cuidado e conservação do patrimônio com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A atividade faz parte do Projeto PROPHA, com financiamento da PROEX e da Fapemig (APQ 03748-22). As vagas são limitadas, sendo 10 vagas para cada horário. As inscrições podem ser feitas pelo email mrsjdr.educativo@museus.gov.br ou pelo telefone (32) 99159-1827. Solicitamos o envio de nome completo, CPF e e-mail no ato da inscrição.

Já no dia 07, a agenda conta com dois eventos. Às 09h, com saída do Museu Regional, é realizada a “Visita mediada ao Centro Histórico de São João del-Rei”, com Marcos Vinícius Guimarães. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Marcos é docente no DAUAP-UFSJ. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por email ou telefone, como indicado acima. Quantidade de vagas disponíveis: 20

Na parte da tarde, às 14h, é oferecido o minicurso “Percepção da paisagem – desenho como reconhecimento do patrimônio”. Oferecido pela professora Luzia Abreu, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas da UFSJ, a atividade, com saída do Museu, será feita caminhando pelas ruas da cidade. Usar roupas e sapatos confortáveis. Materiais necessários: papel A4, lápis, lápis de cor, borracha e prancheta. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo email mrsjdr.educativo@museus.gov.br ou pelo telefone (32) 99159-1827. Quantidade de vagas disponíveis: 30

Encerrando a programação, no dia 08, ocorre a oficina “Introdução à química orgânica para conservação do papel”, a partir das 14h, no Campus Dom Bosco. A oficina, destinada a público específico, é ofertada pelo professor Valdir Mano. Professor na UFSJ desde 2016 no Departamento de Ciências Naturais, é graduado, mestre e doutor em Química pela Unicamp. Realizou dois pós-doutorados na Universidade de Pisa (Itália) estudando a biodegradação de polímeros de origem natural. Foi membro do CONSU, do CONEP e hoje é membro da CPPD e do NDE do curso de Química.

Além dessas atividades, a equipe do Núcleo Educativo do Museu Regional preparou a oficina “As esculturas alegóricas dos cinco continentes” destinada a turmas escolares do ensino médio. Na oficina serão abordados temas relacionados às esculturas dos cinco continentes que estão no jardim do Museu. A proposta é tratar a história desses objetos, origem, autoria e sua iconografia. Para isso, o mediador fará uma breve abordagem sobre a história da arte e do Brasil. Os estudantes farão uma análise visual das obras, participarão de uma aula temática e depois serão convidados a produzir um material que será divulgado como resultado da Semana do Patrimônio. As escolas que se interessarem podem realizar o agendamento pelo email mrsjdr.educativo@museus.gov.br ou pelo telefone (32) 99159-1827.

Sobre as inscrições

Contato: as inscrições podem ser feitas pelo email mrsjdr.educativo@museus.gov.br, pelo telefone (32) 99159-1827 ou presencialmente no Museu, localizado na rua Marechal Deodoro, 12, em frente ao Largo do Tamandaré.

Informações necessárias: no momento da inscrição solicitamos o envio de Nome Completo, CPF e E-mail