5 em 1: Semana Santa

5 em 1: Quaresma e Semana Santa em SJDR

Confira 5 curiosidades sobre a Quaresma e a Semana Santa em São João del-Rei

publicado: 06/04/2023 17h15, última modificação: 06/04/2023 17h15
Foto: Marcos Luan

1 – Ofício de Trevas

É um ritual muito antigo da Igreja Católica que consiste em orações, cânticos, textos bíblicos, salmos e leituras de textos dos primórdios da Igreja que retratam os últimos momentos e sentimentos de Jesus Cristo. O Ofício acabou caindo em desuso pela Igreja, mas São João preserva sua realização. No interior da Catedral, fica o Tenebrário, um candelabro com velas. Após a leitura de cada salmo, as velas vão se apagando e apenas a última resiste, representando a ressureição de Cristo. O rito ainda conta com a presença da Orquestra Ribeiro Bastos e coroinhas entoando cânticos gregorianos. No ápice do culto, as luzes da Catedral começam a se apagar, simbolizando a morte de Jesus, e as pessoas presentes batem os pés como protesto. Após a escuridão tomar conta, a vela acesa volta para o altar, demonstrando que Jesus venceu a morte.

2 – Encomendação das Almas

No período da Quaresma, existe uma tradição secular em São João del-Rei e que é mantida em poucas cidades no Brasil. A Encomendação das Almas reúne grupos católicos que saem pelas ruas da cidade, na parte da noite, para entoar cantos, muitos em latim, e orações. O objetivo do ritual é rezar para as almas alcançarem uma evolução espiritual, aliviando suas penas e dores. O rito percorre igrejas e cemitérios, ao som da matraca e das rezas dos cristãos, e são guiados, não por um padre, mas por uma pessoa mais velha e reconhecida pelo povo. Alguns mistérios e lendas cercam a Encomendação, como por exemplo a orientação de não olhar para trás, porque os espíritos e almas podem estar saindo dos cemitérios.

3 – Cerimônia de Lava-Pés

A cerimônia, realizada na quinta-feira santa, relembra o momento em que Jesus Cristo, antes da Ceia, lavou os pés de cada apóstolo, simbolizando a humildade e seus ensinamentos. É nesse momento que Cristo apresenta o novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.  A tradição ocorre após a Missa da Ceia do Senhor e o Bispo lava os pés de 12 pessoas que representam os Apóstolos. É proferido o Sermão da Caridade e do Mandatum, fazendo uma reflexão sobre a Eucaristia, o Sacerdócio e o Amor Fraterno. Na cerimônia ainda acontece a Coleta da Caridade.

4 – Descendimento da Cruz

Uma das cerimônias mais imponentes da Semana Santa é o momento em que, nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, ocorre o ato do descendimento do corpo de Cristo da cruz. É encenado e relembra-se o episódio em que José de Arimatéia e Nicodemos retiram e carregam o corpo do Salvador. Após isso, realiza-se a procissão do Enterro do Senhor, quando são representados personagens do Antigo e do Novo Testamento, que vai até a Catedral do Pilar, onde os fiéis veneram a imagem de Cristo Morto.

5 – A Via Sacra

Os passos da Paixão de Cristo, como são conhecidos os cinco oratórios espalhados pela cidade, durante a Quaresma e a Semana Santa, recebem procissões para orar e relembrar o Calvário de Jesus. Durante o trajeto, os fiéis acompanham os “Motetos dos Passos”, do Maestro Martiniano Ribeiro Bastos, que são composições da cidade que falam especificamente sobre cada passo. Ao longo da procissão, as orações são conduzidas pelo padre nos “passinhos” acompanhado dos fiéis.

Referências:

O Tempo

Diocese de São João del-Rei

VAN – Jornalismo UFSJ

UFSJ

G1.globo