5 em 1

5 em 1: O Bairro Tijuco

Confira algumas curiosidades sobre um dos principais bairros da cidade

publicado: 24/10/2023 16h31, última modificação: 24/10/2023 16h31

1 – A origem da palavra “tijuco”

O bairro de São João del-Rei recebeu esse nome, pois a palavra tijuco refere-se a um lugar de solo pantanoso, lamacento. Antigamente, a região possuía essas características, com terrenos baldios e arenosos, sendo chamada também de Barro Preto e Betume. De acordo com o pesquisador, Antônio Gaio Sobrinho, documentos de 1806 já identificavam a existência da Chácara do Betume e do Morro do Cascalho, local onde passava a antiga estrada.

2 – Um ponto de entrada fundamental

Situado às margens do Córrego do Lenheiro, o Tijuco foi um importante ponto de chegada dos tropeiros e bandeirantes que vinham para a região em busca de ouro. O caminho percorrido, aos poucos, foi sendo povoado e famílias foram se instalando, construindo pequenos casebres. Esse foi o caminho que deu origem à Rua Santo Antônio, uma das mais antigas da cidade.

3 – Ruas muito antigas da cidade

As ruas mais conhecidas do Tijuco são a Santo Antônio, a General Osório e a São João. Como já dito, a rua Santo Antônio faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e recebeu esse nome pela capela construída no local. A Rua General Osório, que também já foi conhecida como Rua do Tijuco, faz referência ao Marquês de Herval, marechal que liderou a guerra contra o Paraguai.

4 – Riquezas da cultura popular

As festividades e religiosidades sempre foram marcantes no Tijuco. Os grupos de Congado, Folia de Reis, Blocos de Carnaval e Escolas de Samba fazem parte da história do bairro. Em 1922, surge a escola de samba “Custa mas Vai”, três anos depois a “Boi Gordo” e tempos depois a famosa “Depois eu Digo”, de Ginego. Já a Igreja de São José Operário foi inaugurada em 1952, com benção de Dom Helvécio, e teve o padre Osvaldo da Fonseca como primeiro pároco.

5 – Tradições centenárias

O Tijuco é responsável por abrigar tradições centenárias, como é o caso da música. Algumas das orquestras mais tradicionais do país estão localizadas na Rua Santo Antônio: a Lira São-joanense, a Ribeiro Bastos e a Banda Theodoro de Faria. A Lira São-Joanense foi fundada em 1776 e é a mais antiga da América, junto com a Ribeiro Bastos, criada em 1790. Já a Theodoro de Faria teve sua fundação em 1902.

Referências:

Antônio Gaio Sobrinho

São João del-Rei Transparente

Diocese de São João del-Rei

Tencões e Terentenas de São João del-Rei