5 em 1

5 em 1: Igreja de Nossa Senhora do Carmo

publicado: 29/12/2020 14h35, última modificação: 29/12/2020 14h35

Construção

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo começou a ser construída em 1787 e passou o século seguinte sendo erguida e/ou reformada, até que, em 1879, a obra foi concluída. A autorização para a existência do templo foi dada por Dom Antônio de Guadalupe, bispo do Rio de Janeiro, o diretor das obras e, também, o artesão, foi ninguém menos que o mestre português, Francisco de Lima, que, no mesmo período, também trabalhou na construção da Igreja de São Francisco de Assis.

Estrutura

A arquitetura da igreja guarda algumas curiosidades, a começar pelas torres gêmeas. Desde as bases até as cúpulas, elas possuem um aspecto que as difere do tradicional na arquitetura colonial: foram construídas em formato octogonal. Outro ponto é a talha, a madeira foi esculpida e pintada de branco, mas o processo de douramento e pintura colorida nunca pode ser concluído.

Obras de artes famosas

A portada da Igreja do Carmo é muito conhecida e chamativa. A iconografia carmelita foi esculpida com delicadeza em pedra sabão e traz trabalhos de três artistas. O mais famoso, Aleijadinho esculpiu os anjos sob as pilastras, que seguram as tarjas e os escapulários. O querubim junto a porta e o medalhão, por sua vez, foram trabalho de outros dois artistas. E, no interior da igreja, também há obras de arte dignas de atenção, como a misteriosa imagem inacabada de Cristo, cujo encerramento ou, melhor, sua ausência, já criou lendas.

Museu do Sino

Inaugurado em 2018, em comemoração ao 305º aniversário de São João del-Rei, o “Sentinelas Sonoras”, é o primeiro museu de sinos do Brasil. O projeto foi pensado por André D’ângelo, arquiteto são-joanense que estudou o toque dos sinos em Minas Gerais. Quem visitar o espaço, vai encontrar: a história dos sinos no mundo ocidental, a fabricação dos sinos e sua condição de instrumento musical, os sineiros de São João del-Rei e a linguagem dos sinos. O museu está posicionado dentro da ala esquerda da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Ordem Carmelita

A Ordem Carmelita (ou Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo) surgiu no final do século 12, na região do Monte Carmelo, no atual Estado de Israel. No século 13, a Virgem Maria atendeu a uma oração de um irmão carmelita e lhe presenteou com um escapulário, o milagre lhe concedeu o título de Nossa Senhora do Carmo. A tradição carmelita chegou a São João del-Rei em 1727, ainda na Igreja Matriz do Pilar. Sessenta anos depois, deu-se início à construção da atual Igreja do Carmo. Atualmente, a santa é celebrada em julho, em uma festa que move as pessoas para o Largo do Carmo.

Referências:

Primeiro Museu dos Sinos do Brasil é inaugurado (TV Sul – YOUTUBE)

Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Wikipédia)

Igreja de Nossa Senhora do Carmo (SENAC Minas Gerais – Descubra Minas)

São João del Rei – Igreja Nossa Senhora do Carmo (IPatrimônio)