5 em 1

5 em 1: Capela Nosso Senhor do Bonfim

Conheça algumas curiosidades sobre a Igreja do Bonfim

publicado: 14/12/2022 18h52, última modificação: 14/12/2022 18h52

A capelinha setecentista que fica no alto do morro do Bonfim é cheia de histórias. Confira 5 curiosidades sobre a Capela do Bonfim:

1 – CONSTRUÇÃO

A Igreja do Bonfim, como também é conhecida, foi construída em 1769, no alto do morro que estava situado atrás da Intendência da cidade. A capela foi edificada por José Garcia de Carvalho, um grande devoto de Nosso Senhor do Bonfim. De acordo com os registros, o Senado da Câmara da Vila de São João del-Rei concedeu a ele “dezesseis braças de terra que pede pagando de foro a este Senado em cada ano meia oitava de ouro”. A intenção dele era fazer uma pequena capela para celebrar missas. A igrejinha setecentista, diferente das igreja do centro histórico, foi erguida em homenagem ao Senhor Bom Jesus.

2 – LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA

Com uma vista privilegiada para a Serra do Lenheiro, a capela está localizada na Praça do Senhor Bom Jesus do Bonfim. No entanto, o local ainda é popularmente conhecido como “Morro da Forca”. Na parte mais baixa do morro, é possível notar a existência de uma grande cruz, marcando a Praça Guilherme Milward. Ali, no período colonial e imperial, as pessoas condenadas à morte eram executadas. Para tentar afastar esse passado sombrio, o lugar recebeu um Cruzeiro da Penitência. Com a inauguração da pequena igreja, a nomenclatura foi mudando e o local ficou conhecido também como Morro do Bonfim.

3 – VISITAS ILUSTRES

O local foi uma rota de passagem relevante, por causa da bela vista. Em 1717, o governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, Pedro de Almeida e Portugal, mais conhecido como Conde de Assumar, fez uma visita à Vila de São João del-Rei. Ele foi recepcionado no antigo Morro da Forca e recebeu saudações das principais autoridades do clero e da nobreza. Além disso, o imperador Dom Pedro II visitou a cidade em 1881. Há relatos de que uma das suas paradas foi a Capela do Bonfim e que o monarca ficou impressionado com a vista da cidade.

4 – ARQUITETURA

A capela branca, com detalhes em amarelo e azul, tem uma construção bem simples e delicada. No lado exterior, a Igreja do Bonfim possui uma pequena torre com o sino e é cercada por algumas palmeiras. No interior, existe apenas uma nave e um altar único, sendo bem simples, mas também muito aconchegante. Ao longo da história, a capela passou por algumas restaurações. Em 1919, graças ao empenho de Severiano Rodrigues, foi colocado um novo sino na torre, vindo de São Paulo. Já em 1938, em comemoração aos 100 anos da elevação da vila em cidade, o entorno da igrejinha foi remodelado e recebeu um grande cruzeiro luminoso.

5 – FESTIVIDADES

As grandes festividades na Capela do Bonfim se iniciaram no século XIX. Era lá que a Sociedade Patriótica Ypiranga se reunia para festejar o Dia da Independência do Brasil, todo 7 de setembro. A festa começava bem cedo e terminava só no final do dia, com muita música, discursos e homenagens. A noite, na capela, os festejos se encerravam com o hino sagrado “Te Deum Laudamus”: termo em latim que, no cristianismo, significa “louvamos-te Deus”. Além disso, outras festas religiosas acontecem no local, como a Festa em Louvor ao Bom Jesus do Bonfim e a Festa de São Benedito. Nas comemorações, são feitas missas, comunhões, confraternizações e, claro, as procissões que caminham pelas ruas do bairro e da cidade.

Referências:

Tradicional festa em honra ao Senhor Bom Jesus do Bonfim começa nesta quinta-feira (28) – Emboabas

São João del-Rei Imagens – IPHAN

Tradições Populares das Vertentes: Terra de Jesus (folclorevertentes.blogspot.com)

São João del-Rei: onde o céu abraça o chão (diretodesaojoaodelrei.blogspot.com)

Em São João del-Rei, agora, a festa e os vivas são para Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim (diretodesaojoaodelrei.blogspot.com)

Festa do Bonfim. Tesouro espiritual de São João del-Rei! (diretodesaojoaodelrei.blogspot.com)

São João del-Rei, com respeito, se curva e”bate paó” pra São Benedito! (diretodesaojoaodelrei.blogspot.com)

São João del Rei Transparente – Festa em Louvor ao Bom Jesus do Bonfim (saojoaodelreitransparente.com.br)

São João del Rei Transparente – Notas sobre o Bairro do Bonfim . Antônio Gaio Sobrinho (saojoaodelreitransparente.com.br)