5 em 1

5 em 1: Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida

Conheça cinco curiosidades sobre a biblioteca são-joanense

publicado: 26/11/2020 15h21, última modificação: 27/11/2020 15h09

A primeira de Minas Gerais

As primeiras iniciativas para a inauguração de uma Biblioteca Pública em Minas Gerais aconteceram em 1824.Toda a ideia era um investimento não governamental. Todo o dinheiro e mesmo os livros e planejamento viriam de Baptista Caetano d’Almeida e o estado se negou oferecer qualquer incentivo financeiro, mas deu aval para a existência do espaço.Três anos depois, era inaugurada a primeira livraria publica de Minas Gerais e ela ficava na Santa Casa de Misericórdia, mas só ficou lá por um ano. Foi transferida para a Câmara e lá ficou até 1915, quando foi transferida para o prédio onde funcionava a prefeitura. Enquanto estava nesta locação, seu maior bem feitor faleceu e o município ficou responsável por administrar o que veio a se tornar a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida, 54 anos antes de ser transferida para um prédio próprio, onde está até hoje.

Possui acervo raro

Inicialmente, o acervo da, então, Biblioteca Pública de São João del-Rei, contava com 800 volumes, todos da coleção particular de Baptista Caetano. Entre os quais obras completas como Condillac, Mably, Raynal, Diderot, Buffon, Voltaire e pela Enciclopédia Methódica. Atualmente, o acervo conta com mais de 28 mil volumes, entre materiais didáticos, literários e jornais raros. Além disso, cerca de 3000 obras raras que foram publicadas entre os séculos XVI e XIX, então em regime de comodato na FUNREI.

Os furtos e a campanha de recuperação

Em 2016 foram registradas a ausência física de alguns livros que constavam como presentes nos sistemas da Biblioteca. Uma pesquisa revelou que entre 2014 e 2016, cerca de dez obras foram roubadas da instituição. Menos pelo valor dos livros e mais pelo patrimônio como um todo, a administração entrou como uma campanha que mobilizou a cidade. Com o tempo, alguns dos livros desaparecidos foram encontrados em sebos da cidade com o selo da biblioteca e devolvidos a instituição.

Atividades culturais

Além do acervo, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida também oferece alguns projetos culturais, como leitura de histórias, onde contadores visitam escolas do município e desenvolvem brincadeiras com os alunos. Há também os saraus que acontecem em todos os últimos domingos de cada mês e os Cine Clubes. Nesse período de pandemia, a instituição criou um horário especial para atendimento ao público: terças e quintas-feiras, das 9h as 14h.

Quem foi Baptista Caetano?

Baptista Caetano foi o idealizador e o principal financiador por trás da Biblioteca, mas, além disso, também foi um grande político em São João del-Rei, ele ocupou o cargo de Deputado da Assembleia Legislativa pelo Partido Liberal, entre 1830-1838. Também adquiriu a primeira tipografia da Vila de São João del-Rei e foi o dono do jornal “O Astro de Minas”. Foi ele quem adquiriu e doou o terreno onde foi construído o Paço Municipal.

Fontes:

Todos pela preservação do acervo literário de São João del-Rei (Conselho Regional de Biblioteconomia Região da 6ª Região).

História da Biblioteca (Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida)

Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida (Página da Biblioteca no Facebook)

Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida (UFSJ)

Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida (São João Transparente)