2ª Semana do Patrimônio

2ª Semana do Patrimônio atrai participantes de diversas regiões

Edição de 2021 promoveu debates online com uma centena de espectadores

publicado: 19/03/2021 09h31, última modificação: 22/03/2021 10h21

A 2ª Semana do Patrimônio, neste ano realizada em ambiente online pelo Museu Regional de São João del-Rei, durante os dias 2, 3 e 4 de março, buscou readaptar-se ao cenário pandêmico através de uma programação de transmissões ao vivo em seu canal no YouTube. A escolha dos três temas centrais das lives disseminou conceitos de patrimônio para além do material e juntas conectaram mais de 110 pessoas ao vivo.

No primeiro dia do evento, a roda de conversa “Novos desafios dos museus na pandemia” proporcionou o encontro online entre cinco representantes de museus da região, com pico de audiência de 41 espectadores ao vivo, além de 280 acessos ao conteúdo gravado.

Na transmissão sobre a “Serra do Lenheiro: patrimônio natural”, três convidados trouxeram reflexões ao levantarem questões importantes sobre a preservação de áreas naturais, além de esclarecerem dúvidas do público, num pico de audiência de 37 espectadores simultâneos ao vivo e 200 acessos posteriores.

O último dia da programação contou com a participação do sineiro Rodrigo, o artesão de estanho Anselmo e o santeiro Ronaldo, compartilhando suas histórias com tais ofícios, desde o primeiro contato até detalhes do processo de produção. O pico de audiência foi de 27 espectadores e 100 acessos ao conteúdo gravado.

Desde a publicação dos vídeos, a soma das mais de 500 visualizações transpõe barreiras geográficas e reafirma o empenho da instituição em ampliar e democratizar os espaços de cultura. Conterrâneos de São João del-Rei e Minas Gerais, como também participantes do nordeste, centro-oeste e sudeste brasileiro demonstraram interesse pelos debates promovidos e puderam interagir ativamente, através da Internet.

Se por um lado a pandemia nos exige distanciamento, o encontro virtual do Museu Regional preencheu espaços reunindo e trazendo destaque a representantes das culturas seculares de São João del-Rei, além de pesquisadores, estudantes universitários, professores, profissionais e apoiadores de instituições como o Instituto Federal Sudeste e as Universidades do Rio de Janeiro (UFF), Minas Gerais (UFMG, UFOP, PUC-MG, CES/JF, UFTM, UFV, UFU), Brasília (UnB), Bahia (UFBA) e São Paulo (USP, PUC Campinas, Metodista)

O evento deste ano favorece também a participação daqueles que não puderam estar presentes durante as lives, já que o conteúdo está gravado e disponível para acesso ilimitado. Confira clicando aqui e aproveite para se inscrever no canal do YouTube e ficar por dentro das próximas atividades.