Exposições Temporárias

Museu abrirá inscrições para projetos de exposições temporárias

Após três anos, instituição federal reabre convite à comunidade para realização de mostras de diversos temas.

publicado: 14/04/2022 10h41, última modificação: 18/04/2022 09h17

O Museu Regional de São João del-Rei publica, nesta segunda-feira, 18, as regras do chamamento público para exposições de curta duração. O documento pode ser acessado através do site institucional e os interessados podem se inscrever e enviar projetos até o dia 17 de junho.

A chamada é aberta aos interessados de todo território nacional e pode ser realizada através de suporte físico ou digital. Os proponentes podem enviar seus projetos por correio, email ou entregar presencialmente no Museu.

Publicado anualmente entre 2016 e 2018, o chamamento foi interrompido nos anos seguintes devido às reformas e, posteriormente, à pandemia de covid-19, que mantiveram o museu fechado a visitação por cerca três ano. Este ano, o documento pretende desenvolver o calendário 2022/2023, com mostras de arte ou coleções variadas.

Com a intenção de dar oportunidades a artistas e expositores, o chamamento público levará em consideração a contribuição dos projetos para a comunidade local e regional. Segundo a diretora da instituição, Eliane Zanatta, esta é uma excelente ação de difusão e construção do conhecimento, de forma democrática e comunitária. “Acreditamos que realizar exposições de curta duração possibilitam ao Museu trabalhar com temas atuais e relevantes ao público que nos visita e uma oportunidade de maior diálogo com a sociedade”, comenta a diretora.