Livro institucional

Livro sobre o Museu Regional de São João del-Rei tem lançamento em janeiro

Além de abordar o contexto histórico e de formação da instituição, obra contém ainda cerca de 150 fotografias e ilustrações.

publicado: 10/01/2022 10h18, última modificação: 19/01/2022 15h45

Vagas esgotadas. Saiba mais clicando aqui.

O Museu Regional realiza, na próxima sexta-feira (14), o evento de publicação do livro intitulado “Museu Regional de São João del-Rei”, produzido pela equipe da instituição ao longo dos últimos 14 meses. O lançamento ocorre na sede do museu, a partir das 15h, e conta com apresentação de músicos da Sociedade de Concertos Sinfônicos.

A obra, em capa dura e formato de luxo, registra o processo de formação da instituição e seu acervo. Com 160 páginas, o conteúdo contextualiza o Museu a partir da historia da cidade, dos antigos moradores do Casarão do Comendador e do processo de preservação do patrimônio que deu origem à instituição. Além disso, conta ainda com informações dos acervos museológico, arquivístico e bibliográfico.

Baseado em cerca de 80 fontes de pesquisa, o texto é acompanhado por mais de 50 imagens – muitas delas produzidas pela própria equipe do museu. A publicação ainda possui uma seção com fotografias de alta resolução de mais de 90 peças do acervo. O livro será distribuído gratuitamente para os presentes e enviado para instituições culturais e de ensino de todo o país, com foco em Minas Gerais e no Campo das Vertentes.

Tal iniciativa surgiu paralela à realização do “I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei – Reflexões acerca da identidade e identificação do Museu“, evento que resultou em reflexões quanto a identidade e identificação institucional. O Simpósio promoveu diálogos com diversos segmentos sociais, incentivando a publicação do livro que apresenta os resultados obtidos pelas pesquisas e pela atuação técnica em conjunto com todos os contributos obtidos durante os eventos educativos e culturais realizados.

Durante o evento de lançamento, ocorre também um recital de música brasileira com o duo Alice Peixoto & Rodrigo Sampaio, da Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei.

Devido à crise sanitária causada pela pandemia de covid-19, o evento de lançamento tem público limitado, em consonância com as recomendações das autoridades sanitárias.

Não se preocupe, vamos registrar tudo!

Acompanhe pelo site e também pelas redes sociais, todos os links do Museu estão reunidos aqui